terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Jared Leto

Jared Joseph Leto (nascido a 26 de Dezembro de 1971, em Bossier City, Louisiana) é um actor e músico americano. A sua primeira grande actuação foi como Jordan Catalano na série de televisão My So-Called Life. Esta performance impulsionou a sua carreira, e foi aclamado pela crítica quando personificou um toxicodependente em Requiem for a Dream. Adicionalmente, Jared é o vocalista, guitarrista e principal compositor da banda 30 Seconds to Mars. É vegetariano e sublinha isto, principalmente, quando fala sobre a sua personagem em Chapter 27, para a qual teve que ganhar algum peso.

Vida

Durante a sua infância, ele e a sua família – constituída pela sua mãe, Constance e o seu irmão mais velho, Shannon Leto – mudaram frequentemente de casa, vivendo em Louisiana, Wyoming, Colorado, Virginia e até no Haiti. O pai do Jared, Tony, divorciou-se de Constance quando o Jared e o seu irmão ainda eram muito pequenos. Tony faleceu depois de se casar novamente. O seu padrasto, Carl Leto, adoptou-os, no entanto divorciou-se pouco depois da mãe deles. Do segundo casamento de ambos os pais, tem dois meios-irmãos mais novos e uma meia-irmã também mais nova.
Depois de acabar o liceu, ingressou na Universidade de Artes na Filadélfia para ser pintor. No entanto, transferiu-se para a Escola de Artes Visuais em Nova Iorque quando se interessou por actuar.

Carreira

Cinema

Em 1992, o Jared mudou-se para Los Angeles para seguir o sonho de ser actor. Dois anos depois, conseguiu um papel numa série de TV chamada My So-Called Life onde tinha o papel do iletrado Jordan Catalano e contracenou com Claire Danes. Depois de a série acabar em 1995, o Jared actuou em muitos filmes tais como How to Make an American Quilt, Urban Legend e Fight Club, entre outros.
No entanto, foi a personagem de Harry Goldfarb, um toxicodependente no filme Requiem for a Dream de Darren Aronofsky, que lhe concedeu mais elogios da crítica. Mais tarde, voltou com Panic Room, depois contracenou com Colin Farrell no filme Alexander e ainda com Nicholas Cage em Lord of War.
Trabalhou em Chapter 27, onde tinha o papel de Mark David Chapman, a homem que assassinou John Lennon em 1980. Teve que engordar 30 Kg para fazer esta personagem.
Está a gravar o filme Mr. Nobody, tendo o papel principal, e está em negociações para o papel de um deus em Osiris Release.



Música

Para além da sua carreira de actor, o Jared é também o vocalista, guitarrista secundário e principal compositor da banda 30 Seconds to Mars, juntamente com o seu irmão, Shannon Leto, e o guitarrista, Tomo Miličević. O Jared e o seu irmão formaram a banda em 1998 e lançaram dois álbums: o disco de estreia tinha o mesmo nome da banda e o segundo intitulava-se A Beautiful Lie. Começaram por preceder o concerto de outras bandas, mas em Março de 2006 fizeram a sua primeira tournée, Forever Night Never Day. Em Maio de 2007, fizeram uma tournée pela Europa com os Linkin Park.
O Jared realizou os vídeos para as músicas The Kill e From Yesterday sob o pseudónimo de Bartholomew Cubbins.
Para a maioria dos concertos, o Jared usa uma das suas duas guitarras, feitas por Steve McSwain, ambas chamadas “The Pythagoras”. As guitarras – ambas idênticas, a única diferença é que uma é branca e outra é preta – têm a imagem de um grifo (criatura mítica com o corpo de um leão e asas e cabeça de uma águia).

Prémios

Jared ganhou o prémio de “Príncipe das Trevas” nos Fuse Fangoria Chainsaw Awards a 28 de Agosto de 2006. Recebeu também o prémio Breaktrough Crossover Artist no 6th Annual Hollywood Life Awards em Dezembro de 2006.

Filmografia

1994
My So-Called Life
Jordan Catalano
Série

1994
Cool and the Crazy
Michael

1995
How to make an American Quilt
Beck

1996
Summer Fling
Frankie Griffin

1996
The Last of the High Kings
Frankie Griffin

1997
Prefontaine
Steve Prefontaine

1997
Switchback
Lane Dixon

1997
Basil
Basil

1998
Urban Legend
Paul Gardener

1998
The Thin Red Line
Second Lieutenant Whyte

1999
Black and White
Casey

1999
Fight Club
Angelface

1999
Girl, Interrupted
Tobias “Toby” Jacobs

2000
American Psycho
Paul Allen

2000
Sunset Strip
Glen Walker

2000
Requiem for a Dream
Harry Goldfarb
Absteve-se de sexo durante dois meses e perdeu 15 Kg


2002
Panic Room
Junior

2002
Highway
Jack Hayes

2004
Alexander
Hephaestion

2005
Lord of War
Vitaly Orlov

2006
Lonely Hearts
Raymond Fernandez

2007
Chapter 27
Mark David Chapman
Engordou 30 Kg para este papel


2008
Mr. Nobody
Nemo Nobody

Sem comentários: